segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Atrás de Alguma Estrela

Eu vago pelas ruas cinzas e sujas do mundo, subindo as ladeiras, passando pelas praças e pelas construções civis cheias de biodiversidade. Vejo crianças chutando latas, pegando latas, jovens que prostituem suas ideias, parados do lado de fora das vitrines das lojas que mostram a vida perfeita e manequins indiferentes rindo internamente. Vejo zumbis maltrapilhos carentes que tentam da maneira mais criativa chamar a atenção de algum pedestre que sequer encosta neles, por medo da doença, da mordida, da higiene, pois de alguma forma ainda se sente limpo e puro em meio a toda essa poluição.
Olhando para os lados, vendo as luzes dos semáforos, dos carros, o azul escuro da tarde virando noite, olho para cima para ver as primeiras estrelas se mostrarem, e fico me perguntando se Deus está lá. Meus amigos pessimistas de esquerda dizem que não, que o que há lá em cima não passa de um imenso infinito cheio de desesperança, e que eu deveria me preocupar em olhar ao meu redor. Meus amigos otimistas de direita dizem que sim, que ele está lá, observando, e que não interfere, pois cada um é responsável pela própria vida e cabe a si a manutenção da mesma. Eu por vezes penso que ele possa estar lá, fugindo da responsabilidade, se escondendo atrás de alguma estrela com medo de nos olhar nos olhos, desertor de sua própria criação, ou talvez seja tudo parte do tal plano, e tudo isso esteja além do meu entendimento na minha infinita ignorância humana.
Talvez por isso não me deixo levar pelas histórias bíblicas, por ídolos, e busco a divindade no que é mundano, na pureza de um sentimento verdadeiro, toda vez que ando pelas ruas, que olho para os dois lados antes de atravessar, dentro dos ônibus, sentados nas lanchonetes, procuro alguém com um brilho especial, alguém que transmita verdade, segurança, e procuro, procuro, procuro, até que me encontro de novo com todas as figuras urbanas bizarras, e o que me resta é me escorar na ideia do grande plano, e de que lá em cima ou em algum lugar, alguém olhe por mim, por nós. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário